TI Thinking
Soft Skills
Essenciais em TI
Desenvolver as soft skills mais valorizadas na área de TI, com atividades práticas e uma linguagem acessível, preparando você para os desafios reais do dia a dia.
Entrar no mundo da TI vai muito além do conhecimento técnico. Ter as habilidades comportamentais certas é o que diferencia um bom profissional logo nos primeiros passos.
Esse curso foi feito para estudantes, iniciantes e pessoas em transição de carreira que querem aprender a se comunicar, trabalhar em equipe, resolver problemas e crescer com autonomia no mercado de tecnologia.
Entrar no mundo da TI vai muito além do conhecimento técnico. Ter as habilidades comportamentais certas é o que diferencia um bom profissional logo nos primeiros passos.
Esse curso foi feito para estudantes, iniciantes e pessoas em transição de carreira que querem aprender a se comunicar, trabalhar em equipe, resolver problemas e crescer com autonomia no mercado de tecnologia.
Aulas online ao vivo nos dias
- 08/04
- 15/04
- 22/04
- 29/05
- 06/05
- 13/05
Conteúdo
Módulo 1 – Introdução ao Mundo da TI e Carreira Profissional (3h)
- O que é trabalhar com TI? Áreas de atuação e perfis profissionais
- Habilidades técnicas vs. comportamentais: o equilíbrio necessário
- Como planejar sua carreira desde o início
- Exercício: Criando um mini plano de desenvolvimento pessoal
Módulo 2 – Comunicação no Ambiente de TI (3h)
- Comunicação verbal e escrita em TI
- Boas práticas para participar de reuniões, calls e interações em grupo
- Como pedir ajuda e esclarecer dúvidas com respeito e clareza
- Exercício: Simulação de uma daily meeting (SCRUM)
Módulo 3 – Trabalho em Equipe e Colaboração (3h)
- O que significa colaborar em um time de tecnologia
- Empatia, respeito e diversidade
- Técnicas de escuta ativa e feedback construtivo
- Dinâmica em grupo: resolvendo um desafio em equipe
Módulo 4 – Autonomia e Responsabilidade (3h)
- Assumir compromissos e cumprir prazos
- A importância de buscar conhecimento por conta própria
- Como ser responsável sem medo de errar
- Atividade: Diário de autoavaliação e aprendizagem
Módulo 5 – Resolução de Problemas e Pensamento Crítico (3h)
- Identificação de problemas: como entender o que está errado
- Estratégias para testar, investigar e validar hipóteses
- Ferramentas simples de análise (ex: 5 porquês, diagrama de causa e efeito)
- Exercício prático com problemas simulados do cotidiano da TI
Módulo 6 – Curiosidade, Inovação e Aprendizado Contínuo (3h)
- Como aprender de forma ativa e prática
- Plataformas, comunidades e formas de se manter atualizado
- Criatividade aplicada à resolução de problemas técnicos
- Desafio: Pesquisar uma tecnologia emergente e apresentar ao grupo
Assessment Individual (Extra) – Auto avaliação de habilidades

Instrutor
Cristiano Toledo Marques é instrutor especializado em cursos de arquitetura de soluções e corporativa, com ampla experiência em tecnologia, estratégia empresarial e governança. Atua formando profissionais com foco em visão sistêmica e inovação.